DIPLOMA UNIVERSITÁRIO DE YOUTUBER
- Jeff Peixoto

- 4 de abr. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 15 de jun. de 2020

Sou ainda herdeiro de uma geração que determinava a trinca de cursos Medicina - Direito - Engenharia como a única possibilidade real de alguém conseguir prosperar na vida por meio do ensino universitário. Sou do tempo em que manifestar o desejo de estudar jornalismo, que foi o meu caso, era recebido por narizes torcidos e olhares de negação. “Tem que fazer medicina, rapaz! Ou Direito ou Engenharia. O resto é diploma de pobreza.” E os vizinhos com seus filhos “bem encaminhados” adoravam expor as maravilhas que os rebentos viviam nas universidades. Aula de anatomia, direito constitucional, cálculo I e cálculo II... E os sonhos já sendo realizáveis logo após a formatura que não tardaria a chegar. Enquanto isso, os demais vizinhos, reles mortais, que não tinham seus filhos estudando a trinca-mor, sentiam-se meio frustrados. Eu tinha um amigo, o Jonas, que resolveu estudar Filosofia e eu lembro do pai dele sempre dizendo, “Não quis estudar, então inventou de fazer esse cursinho. Vai morrer pobre!” E todos caiam na risada. Só para não perder o fio da meada, preciso dizer que o Jonas hoje é um dos caras mais bem sucedidos que conheço, mora nos Estados Unidos e leciona em uma importante universidade de lá cujo nome não me veio à cabeça agora.
Mas o tempo passou e outras profissões ganharam mais respeito na sociedade e as vocações foram sendo realmente direcionadas para os cursos desejados e a universidade passou a ser um ambiente de pessoas mais felizes e realizadas por fazerem, de fato, aquilo que queriam. Mas o tempo passou mais ainda e eis que agora temos uma grande novidade: curso universitário de Youtuber! Isso mesmo! Tente explicar para o seu avô que o filho do vizinho está na faculdade de Youtuber... Pois bem, neste ano, a Universidade Paulista (Unip) terá o primeiro curso de graduação para youtuber do Brasil registrado no Ministério da Educação (MEC).
A universidade capacitará influenciadores digitais para as técnicas de criação, edição e divulgação de materiais audiovisuais para o Youtube. O curso tem duração de dois anos. “Medicina? Que nada! Meu filho tem diploma de Youtuber e já faturou seu primeiro milhão com pouco mais de um ano após a formatura!” Muita gente pode até estranhar nesse início e se perguntar “pra que diabos serve um curso desses?”, mas foi assim com outros cursos quando surgiram, o de Gastronomia, por exemplo.
Ainda bem que os tempos são outros mesmo. Cada um fazendo o que lhe completa e desperta real interesse. É possível ser bem sucedido em qualquer área, ora mais! Os tempos são outros, e espero que o pensamento dos “vizinhos” também já sejam outros. Já imaginou a maledicência: “O filho do fulano? Ah! Aquele ali é um vagabundo com diploma”.








Comentários