PIERRE E MARIE CURIE: UM CASAL RADIOATIVO
- Jeff Peixoto

- 18 de jun. de 2020
- 1 min de leitura
Atualizado: 25 de abr. de 2023

Já que hoje é 12 de junho, Dia dos Namorados, resolvi falar sobre um casal incrível e genial! PIERRE E MARIE CURIE. Casaram-se em 1895, ele com 36 anos, ela com 27. Curtiram a lua-de-mel em uma aventura de bicicleta pelo interior da França, mas não é isso que faz com que esse casal seja realmente f***!!!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Marie Skłodowska era uma mulher bem à frente do seu tempo e atípica para aquela época. Formada em Física e Matemática. Pierre Curie, já era um físico renomado na comunidade francesa quando conheceu Marie (o cara já havia inventado um monte de coisa importante). ⠀
A vida de casados foi passada quase toda no laboratório, onde desenvolveram pesquisas inéditas sobre a radioatividade. Em 1903, olha só que incrível, ganharam juntos o Prêmio Nobel de Física. Marie ainda ganharia o Nobel de Química em 1911, cinco anos após a morte do marido, por ter descoberto os elementos químicos rádio e polônio, tornando-se a primeira pessoa a ganhar dois prêmios Nobel. A Marie é considerada a mulher mais influente da história da humanidade. É mole?
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Como um fruto não cai longe da árvore, o fruto desse casamento fascinante, a filha Irène, também ganharia o Nobel de Química em 1935, junto com seu marido Frédéric Joliot, pela descoberta do nêutron e da radioatividade artificial... ⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Isso é só um pequeno resumo sobre esse casal “radioativo”. Existem vários livros e alguns filmes que tratam da história do casal. Vale a pena pesquisar, conferir e se inspirar nesses dois grandes talentos da humanidade!








Comentários